História

O Sigur Rós foi formado primeiro por Jónsi, Georg e pelo baterista Ágúst em 1994. Logo depois entrou Kjartan e quando Ágúst deixou a banda logo após o termino da gravação do álbum ágætis byrjun para se dedicar a carreira de designer gráfico, quem o substituiu foi Orri. O Sigur Rós veio da Islândia e através de suas canções repassam a beleza de sua pátria. É impossível explicar em palavras, só escutando para entender… Veja os downloads, ouça-os e não se arrependerá! 🙂

A banda é integrada por jón þor (jónsi) birgisson (vocals, violões), kjartan (kjarri) sveinsson (teclados), orri páll dýrason (bateria) e georg (goggi) holm (baixo). Eles criam um som incrível levando em consideração aos instrumentos simples que utilizam. Jónsi usa freqüentemente um arco de violoncelo para tocar sua guitarra, o resultado disso é som de grande efeito atmosférico, totalmente sem igual. Sua voz é provavelmente a coisa mais incomum no Sigur Rós. Uma voz em falsete, alguma coisa como um thom yorke e menino de coral. A banda já trouxe diversos álbuns ao público, (confira na área de Discografia do site) sendo que o primeiro deles é chamado von (esperança) e é bastante experimental e ambiente.

A banda realmente progrediu com o segundo álbum , a obra-prima é ágætis byrjun(um bom começo). O álbum foi feito em UK em agosto de 2000, e desde então também foi liberado na América do Norte pela MCA Records. A banda é assinada pela gravadora Fat Cat em UK , que lhe fez trazer dois singles, svefn-g-englar (os sonâmbulos) e ny batterí (baterias novas).

A banda conseguiu um grande aclamação crítica ao longo do mu

ndo na segunda metade de 2000 e principalmente na América. Isto resultou em uma caça frenética pelo direito ao material deles na América. Foram oferecidas quantidades grandes de dinheiro, embora no fim a banda tenha escolhido ficar com a opção que lhes deu mais liberdade artística e não ficou com a mca records. A banda visitou a America pela primeira vez em abril de 2001, e o sucesso era tanto que seus shows esgotaram seus ingressos imediatamente. Talvez devido ao exagero na mídia americana, os espetáculos foram assistidos por muitas celebridades, o que surpreendeu um pouco a banda.

O Sigur Rós lançaram seu terceiro álbum em outubro de 2002, sem titulo, o álbum apresenta apenas a imagem de dois parêntes, assim:’ ( ) ‘. ‘ ( ) ‘ era mais escuro, mais cru e menos acessível do que ágætis byrjun . O álbum vendeu bem no mundo todo, e até mesmo alcançou #52 no quadro billbord americano. O Sigur Rós venderam quase um milhão de cópias no mundo todo.

A banda produziu vários clipes que vo

cê também poderá conferir na área e Downloads do site. Um dos clipes,o primeiro vídeo da faixa, svefn-g-englar, foi lançado em junho de 2000. O vídeo mostra membros do grupo de teatro perlan, um grupo islandês de atores com síndrome de down que se apresentam regularmente na Islândia.

O segundo vídeo, para viðrar vel til loftárása, foi lançado em setembro de 2001. Este vídeo notável é passado em 1950 e segue com a história de dois meninos jovens. O fim do vídeo mostra uma partida de futebol entre jovens, com uma surpresa e um clímax monumental.

O terceiro vídeo da faixa, ‘ untitled 1 ‘ (aka vaka), foi dirigido pela diretora e fotógrafa italiana Floria Sigismondi , e foi lançado em fevereiro de 2003. O vídeo era consideravelmente obscuro, enquanto mostrava crianças brincando em um apocalíptico pátio de recreio coberto numa neve negra onde eles têm que brincar usando uma máscara de oxigênio.

Outros clipes já foram produzidos pela banda e cada um deles trás uma mensagem especial e uma beleza de imagens que vale a pena assistir com calma.

No começo do ano de 2003, o Sigur Rós começou uma extensa turnê pela Europa, inclusive um espetáculo vendido com capacidade de 4,000 pessoas no teatro Hammersmith Apollo em Londres. Em seguida eles embarcaram em uma turnê aos Estados Unidos , um concerto com capacidade para 6.000 no Radio City Music Hall em Nova York. A banda conta com o quarteto de cordas Amina, quatro garotas que o ajudam a tornar as músicas ainda mais belas.

Primeira formação – 1994 ( agúst, jónsi e georg)

Atuais integrantes da banda (georg, kjartan, jónsi e orri)

Quarteto de cordas “Anima”, que toca com a banda (edda, hildur, maría huld, and sólrún)

Site Oficial

http://www.sigur-ros.co.uk

Anúncios